agosto 28, 2008

Receita de Risoto de Lulas

Receita de Risoto de Lulas

Ingredientes
  • 350 g de arroz vialone nano
  • 400 g de lulas
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1 1/4 litro de brodo di pesce
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 2 colheres de sopa de parmesão ralado
  • 1 colher de sopa de cebola
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
Preparo

Limpe bem as lulas, corte-as em rodelas e reserve a tinta. Bata a tinta no liquidificador com um pouco de caldo de peixe. Reserve. Frite a cebola picada com metade da manteiga e o azeite. Junte as lulas e refogue por alguns minutos. Junte o arroz e refogue mais um pouco. Adicione o vinho branco e deixe-o evaporar em fogo alto. Junte aos poucos o caldo de peixe, quase em ponto de fervura, mexendo entre dezesseis e dezessete minutos. Um pouco antes de retirar do fogo, junte a tinta de lula. Retire do fogo. Acrescente o restante da manteiga e o parmesão ralado. Misture bem. Sirva.
.

agosto 21, 2008

Dicas: Como lavar e cortar salsinha

Dicas: Como lavar e cortar salsinha

Com uma das mãos segure o maço de salsinha pelo lado das folhas, formando uma bola. Coloque-o na tábua e corte fora os cabos.

Segurando sem apertar, corte grosseiramente com a faca. Os galhos devem estar quase “sem volume”, espalhados na tábua.

Pique finamente. Usando uma faca grande, de lâmina larga, comece a cortar fazendo movimentos rápidos com a lâmina, de cima para baixo, e movendo o cabo de maneira que a faca descreva um arco. Lembre-se de segurar a ponta da faca com uma das mãos de modo a dar equilíbrio – e não força – à tarefa.

A cada dez ou doze movimentos, puxe a salsinha para o centro da tábua. Repita este processo até terminar de picá-la.

Lave a salsinha. Usando a lâmina da faca como espátula, coloque a salsinha picada no meio de um pano de prato limpo. Junte as pontas, arrume o pano de modo a formar um “tubo” e enrole-o bem, formando uma bola apertada. Coloque embaixo da torneira e deixe a água escorrer até que sua cor se torne verde-clara (no começo ela é verde-escura). Torça para retirar o excesso de água.

Coloque o pano de prato no centro da tábua e desenrole. Resultado: uma salsinha finamente cortada, lavada, seca e soltinha.

Dica da Chef Francine Maroukian

.

agosto 06, 2008

Receita de Batida de Morango e Chocolate Branco

Receita de Batida de Morango e Chocolate Branco

Ingredientes
  • 400 g de cobertura de chocolate branco picada
  • 1 colher de sopa de leite condensado
  • 2 xícaras de chá de leite (400 ml)
  • 3 morangos
  • 3 cubos de gelo
  • raspas de 1 limão
Preparo

Derreta o chocolate branco com 1 xícara de chá de leite em banho-maria ou em microondas (em potência média), por cerca de 3 ou 4 minutos, mexendo na metade do tempo. Reserve até estar um pouco acima da temperatura ambiente.

Coloque a mistura em um liquidificador e adicione os morangos, o leite condensado, os cubos de gelo e o restante do leite. Bata-os.

Transfira a mistura para uma jarra e adicione as raspas de limão. Mexa bastante e sirva.
.

agosto 01, 2008

Receita de Torta do Amor Fiel de Chocolate Branco

Receita de Torta do Amor Fiel de Chocolate Branco

Ingredientes
  • massa:
200 g de cobertura de chocolate branco picada
200 g de biscoitos maisena moídos
  • recheio:
4 gemas
4 colheres de sopa de açúcar
½ xícara de suco de maracujá (100 ml)
1 ½ xícara de chá de creme de leite fresco batido em chantilly
250 g de cobertura de chocolate branco picada
1 folha de gelatina incolor
50 g de cobertura de chocolate meio amargo picada
  • cobertura:
½ xícara de chá de açucar
polpa de 3 maracujás maduros

Preparo

Massa: derreta o chocolate branco. Acrescente os biscoitos e misture bem, até formar uma massa uniforme. Forre com as pontas dos dedos o fundo e as laterais de uma forma desmontável (26 cm de diâmetro) e asse por 15 min, em forno médio (180ºC). Deixe esfriar.

Recheio: Bata as gemas e o açúcar em banho-maria até obter uma gemada clara e fofa. Acrescente o suco de maracujá misturando bem. Adicione o chocolate branco, mexa até que ele derreta completamente. Retire do banho-maria, acrescente a gelatina hidratada e dissolvida em 3 colheres (sopa) de água, misture e deixe esfriar. Junte, então o chantilly e os pedacinhos de chocolate meio amargo. Despeje sobre a massa fria e leve à geladeira por 2 horas.

Cobertura: Leve o açúcar ao fogo baixo e deixe caramelizar. Acrescente 1 xícara (chá) de água e a polpa de maracujá deixando ferver até obter uma calda dourada. Depois de fria despeje-a sobre a torta. Mantenha a torta na geladeira até a hora de servir.
.
.
.